White Martins inaugura no Rio de Janeiro espaço dedicado à história dos gases industriais e medicinais no país

White Martins inaugura no Rio de Janeiro espaço dedicado à história dos gases industriais e medicinais no país

01 junho 2022

Iniciativa faz parte da celebração dos 110 anos da empresa e traz marcos sobre os impactos da indústria de gases na economia e na vida das pessoas 

Um acervo completo que conta a história da White Martins combinada à história da industrialização do Brasil: esta é a proposta do Espaço Memória White Martins. São mais de quatro mil documentos catalogados, além de depoimentos de colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros, resgatados por meio da parceria com o Departamento de História da PUC-Rio e o Museu da Pessoa, um museu virtual colaborativo de histórias de vida. A exposição permanente foi montada na unidade da empresa, em Duque de Caxias (RJ), dividida em quatro eixos temáticos: tradição, gases no dia a dia, inovação e sustentabilidade. Estudantes de universidades e de escolas públicas e privadas, assim como o público em geral, poderão agendar gratuitamente para conhecer o local.

A visita ao Espaço Memória é uma verdadeira viagem no tempo que remete aos primórdios da industrialização no país. A exposição resgata como a empresa, que implantou a primeira fábrica de oxigênio no Brasil em 1912, mantém a tradição, a confiabilidade e a inovação como diretrizes para sua evolução permanente. Por meio de recursos interativos, como quiz, sons característicos do ambiente industrial, vídeos e painel lúdico apresentando exemplos de aplicações dos gases no dia a dia, os visitantes terão uma experiência imersiva, que mostra a importância do setor de gases medicinais e industriais no cotidiano das pessoas.   

“É com orgulho e satisfação que criamos o Espaço Memória White Martins no Estado do Rio de Janeiro, onde a companhia foi fundada há 110 anos e mantemos uma equipe comprometida ao longo desse tempo, reforçando nosso pioneirismo e solidez. Valorizamos nossa história e, ao deixar este legado, contribuímos para fomentar o conhecimento sobre toda a indústria, além de reforçar a nossa participação no desenvolvimento econômico do país e na geração de valor para toda a sociedade” afirma o presidente da White Martins, Gilney Bastos.

A Unidade Rio de Janeiro, em Caxias, foi escolhida para sediar o Espaço Memória White Martins por sua representatividade para a companhia. Além de abrigar diversos equipamentos do acervo histórico da empresa do início do século XX, como geradores de acetileno, colunas de separação de gases e máquinas antigas, a unidade abastece, em média, 800 cilindros de gases por dia para atender clientes dos segmentos industrial e medicinal no estado. No local, também está sendo situado o novo laboratório de tecnologia de soldagem de última geração.

 

Eixos temáticos da exposição

Ao chegar na exposição, o visitante poderá fazer uma foto sua com um crachá gigante do Espaço Memória White Martins, antes de percorrer os quatro eixos temáticos da mostra. No primeiro eixo, a Tradição é representada por uma linha do tempo digital com marcos importantes sobre a história da empresa, que inovou já nos seus primórdios no país ao fabricar peças para seus próprios equipamentos devido à dificuldade de importação durante a Primeira Guerra Mundial. Um outro destaque foi a inauguração, em 1939, da primeira escola profissionalizante de solda do Brasil, pela White Martins, demonstrando a sinergia da empresa com a educação e com a formação de mão-de-obra qualificada para o setor industrial desde aquela época.     

No eixo Gases do Dia a Dia, a exposição brinca com os visitantes por meio de um painel lúdico que traz os gases e suas respectivas aplicações nos setores de alimentos e bebidas, ao demonstrar sua utilização para congelamento de frutas e vegetais, além do uso no segmento medicinal e para soldagem de peças de metal. Já no eixo Inovação, há outro desafio: o quiz Inovar para avaliar se o perfil do visitante segue a linha conservadora, moderada ou inovadora, levando ao público reflexões sobre o tema inovação, que está no DNA da empresa desde a sua fundação.

O quarto e último eixo traz o tema Sustentabilidade, apresentando um vídeo sobre como a White Martins atua junto a seus funcionários, clientes e toda a cadeia de valor para transformar oportunidades em soluções inovadoras, superar desafios e cumprir sua missão de construir um mundo mais produtivo e sustentável. Os visitantes terão ainda a chance de conferir como a White Martins materializa seu compromisso com a descarbonização por meio do desenvolvimento de projetos com energias renováveis, como o Hidrogênio Verde.

Ao final da exposição, o visitante será desafiado a testar seus conhecimentos gerais sobre o que ele aprendeu na exposição e poderá acessar, de forma digital, o livro de 100 anos com a história da empresa. Todas as curiosidades estão agora disponíveis no Espaço Memória White Martins.

In Press Porter Novelli - Assessoria de Comunicação
Media Contact:
Leilane Goytacazes

Email: whitemartins@inpresspni.com.br

Telefone: (21) 3723-8142

Media Contact:
Daniela Melina

Email: whitemartins@inpresspni.com.br

Telefone: (21) 3723-8114