Soldagem por Arco Elétrico com Gás de Proteção (GMAW) -

Geralmente mencionado como processo MIG/MAG, o GMAW é um processo de soldagem ao arco elétrico que incorpora a alimentação automática de um eletrodo consumível contínuo e sólido protegido por um gás fornecido externamente. O processo é usado para soldar os metais mais comerciais, como aço, alumínio, cobre e aço inoxidável. Pode ser usado para soldar em qualquer posição quando parâmetros de soldagem e equipamentos de soldagem adequados são selecionados. A soldagem GMAW usa corrente direta com o eletrodo no polo positivo (DCEP) e, como o equipamento oferece controle de arco automático, os únicos controles manuais exigidos pelo soldador são o posicionamento da tocha, o sentido de progressão, a distância bico de contato peça e a velocidade de deslocamento.
Soldagem por Arco Elétrico com Arame Tubular (FCAW) -

O FCAW é um processo de soldagem por arco elétrico destinado ao aço carbono, aços inoxidáveis e aços de baixa liga. Usa um arco elétrico para produzir coalescência entre um eletrodo de metal de adição tubular contínuo e o material de base. O arame tubular possui um fluxo interno que irá gerar gases de proteção e será responsável pela formação de escória ao longo do cordão de solda. A soldagem pode ser realizada com ou sem gás de proteção. Com o arame tubular de proteção gasosa, os agentes de proteção são proporcionados pelo fluxo interno e pelo gás fornecido por uma fonte externa, aumentando a produtividade do processo e evitando a contaminação atmosférica do metal fundido. Quando um gás de proteção é usado, o equipamento de soldagem é praticamente o mesmo usado no processo GMAW, bastando mudar apenas os rolos de alimentação.
Soldagem por Arco Elétrico com Arame Tubular de Pó Metálico (GMAW-C) -
O processo Metal Cored, como é conhecido popularmente, é um processo de soldagem por arco elétrico destinado à união dos aços ao carbono, inoxidáveis e baixa liga. Usa um arco elétrico para produzir coalescência entre um metal de adição tubular contínuo e o material de base. A parte interna deste arame tubular possui um pó metálico que aumenta a produtividade. A proteção da poça de fusão é feita por misturas gasosas ricas em argônio. O equipamento de soldagem é o mesmo usado no processo MIG/MAG, sendo necessário mudar apenas os rolos de alimentação.
Soldagem por Arco Elétrico com eletrodo de Tungstênio e Gás Inerte (GTAW) -

Geralmente mencionada como soldagem por Tungstênio Inerte Gás (TIG), a GTAW produz coalescência de metais aquecendo-os com um arco elétrico entre um eletrodo de tungstênio e a peça a ser trabalhada. O metal de adição pode ou não ser usado, e a proteção é obtida por meio da tocha TIG.
O uso de um eletrodo de tungstênio não consumível e um gás de proteção inerte produz soldas com melhor acabamento / qualidade de qualquer processo de soldagem por arco aberto. As soldas são claras e brilhosas, sem escória ou respingos, e exigem pouca ou nenhuma limpeza após a soldagem. O processo GTAW pode ser usado em todas as posições de soldagem, mas exige um alto nível de habilidade do soldador, especialmente em partes finas e complexas. Tem sido usado extensivamente nas indústrias aeroespacial, aeronáutica, energética, química e de petróleo & gás.
Soldagem por Arco de Plasma (PAW) -
A PAW é uma modificação do processo Tungstênio Inerte Gás (GTAW). O processo usa um arco plasma constrito através de uma bocal de cobre para criar um arco mais estreito, longo e focado que o obtido com o GTAW. O processo de constrição aumenta significativamente a voltagem do arco e a quantidade de ionização que ocorre na geração do plasma.
Além de aumentar a temperatura do arco, a área mais quente do plasma é estendida para fora do bocal em direção à peça soldada. O resultado geral é uma fonte de calor mais concentrada, com uma temperatura mais alta que aumenta significativamente a eficiência da transferência de calor, permitindo velocidades de deslocamento maiores. Quando usada manualmente, exige um alto nível de habilidade do soldador.
Soldagem por Feixe de Laser (LBW) -
A LBW é um processo automatizado que utiliza o calor de um feixe concentrado de luz coerente para unir dois materiais. O processo é usado para soldar todos os materiais comerciais, como aço ao carbono, aço inoxidável, alumínio, titânio, níquel e cobre. Oferece altas propriedades mecânicas e velocidades de operação, com baixa distorção, sem escória ou respingos. As soldas podem ser feitas com ou sem metal de adição e, em muitas aplicações, um gás é usado para proteger a poça de fusão. O equipamento usado exige um investimento financeiro significativo e um alto nível de habilidade do operador, devido às velocidades de soldagem muito altas e à pequena área afetada pelo feixe de laser.
Soldagem Tandem -

Comparada com um sistema GMAW convencional, a soldagem Tandem usa dois arames alinhados, um atrás do outro. Os arames de solda são alimentados simultaneamente e fundidos usando bicos de contato independentes montados na mesma tocha. O resultado é uma solda de excelente qualidade com pouco respingos, com até três vezes as taxas de deposição e velocidades de operação dos sistemas convencionais – características ideais para aplicações automatizadas.