Gestão do Desenvolvimento Sustentável

MENOS CONSUMO DE RECURSOS NATURAIS E REDUÇÃO DAS EMISSÕES

Tecnologia e inovação, aliadas à valorização das pessoas, são os nossos direcionadores estratégicos de sustentabilidade. A gestão do desenvolvimento sustentável na White Martins tem como objetivo desenvolver soluções ecoeficientes que gerem redução de consumo de água, energia, combustível e de geração de resíduos.

Além do investimento contínuo na melhoria de processos, realizamos projetos de prevenção de riscos ambientais, economia e reúso das águas, preservação da qualidade do ar e benfeitorias para prevenção da qualidade dos solos. Nossas ações são focadas no desenvolvimento social, financeiro e humano das comunidades impactadas pelas operações da empresa. 

 

Princípio da Precaução e Prevenção de Desastres

A White Martins apoia o Princípio da Precaução, estabelecido pela Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, editada em 2012. Para cada tomada de decisão, empregamos um processo definido para a identificação, avaliação e gestão dos riscos.

Energia -

Alinhada ao pacto global assumido pela Praxair – que prevê redução de 1% do consumo de energia por ano –, a White Martins investe continuamente na busca pela eficiência e flexibilização das plantas operacionais. As medidas se materializam na realização de programas de consumo consciente, troca de máquinas e compressores por modelos mais eficazes e desenvolvimento de soluções inovadoras para redução do gasto energético. Levamos a produção das unidades à máxima capacidade sem abrir mão da segurança e da confiabilidade.

Emissões -

Reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) gerados, principalmente, no nosso processo de distribuição é um compromisso. Conseguimos obter resultados por meio da otimização das rotas, uso de veículos com maior capacidade de cargas e planejamento minucioso da reposição dos produtos aos clientes. A atenção permanente às operações logísticas traz consequências para além da redução do volume de emissões. Gera também diminuição no consumo de combustível e no risco de acidentes. A inovação está presente em tecnologias que aumentam a segurança do transporte e a confiabilidade das entregas. Transportamos mais e rodamos menos.

Outro importante esforço em prol da redução das emissões de GEE é direcionado pelos diversos projetos que buscam a eficiência no consumo de energia elétrica e térmica. A eficiência energética é acompanhada em todas as operações da companhia e seus ganhos se traduzem em economias que, por sua vez, refletem em mais disponibilidade deste recurso para outros usos da sociedade e em menor a contribuição para o aquecimento global.  Produzimos mais com menos recursos.

Os gases produzidos e comercializados pela White Martins prestam um importante serviço ao meio ambiente. Garantimos novos usos e reduzimos o impacto de materiais que, sem a nossa atuação, poderiam ser nocivos quando liberados na atmosfera a partir da produção industrial. O nosso negócio contribui para que as indústrias tenham processos mais limpos e seguros. 

Águas e efluentes -

Acompanhamento das medições de consumo, reutilização de água e prevenção do desperdício estão entre as principais ações realizadas na White Martins para garantir a redução do consumo de recursos hídricos. Além de propiciar melhoria na eficiência dos processos internos, essas iniciativas impactam positivamente as comunidades onde as plantas operam. Unidades instaladas em regiões consideradas em situações de estresse hídrico seguem as diretrizes do Plano de Gerenciamento de Recursos Hídricos (PGRH).