Programa Desperdício Zero

REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR

Programa Desperdício Zero garante novos usos para resíduos

Em alinhamento com a política global da Praxair, a White Martins desenvolve, desde 2011, o Programa Desperdício Zero. Desde então, reduzimos o envio de pelo menos 90% dos resíduos gerados para aterros sanitários e garantimos, assim, destinos mais sustentáveis para materiais diversos: de papel, papelão, metal e vidro a rejeitos do processo industrial. Tudo é reutilizado, reciclado, convertido em energia ou, então, tratados e incinerados.

Todas as unidades da América do Sul – incluindo operações industriais e escritórios – adotam o manejo dos resíduos e têm o compromisso de manter ou melhorar o desempenho ano após ano. O programa é estruturado a partir do modelo de negócios orientado para a Produtividade Sustentável, que busca resultados financeiros, ambientais e sociais. O engajamento dos colaboradores e funcionários terceirizados é essencial para garantir o sucesso desta iniciativa.

Além de minimizar os impactos no meio ambiente, o Desperdício Zero gera benefícios sociais, como a formação de parcerias com cooperativas de catadores e com as comunidades do entorno, ao mesmo tempo em que fomenta o desenvolvimento econômico e cria uma nova cultura na gestão de resíduos da empresa. O lixo, ao invés de ser considerado um dano, torna-se um ativo. A iniciativa foi reconhecida como uma prática pioneira pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).