Programa de Conformidade

CONFORMIDADE

Ética: o jeito White Martins de fazer negócios

Só é possível fazer negócios de forma ética. Acreditamos que os nossos objetivos só podem ser alcançados quando estão em acordo com os mais altos padrões de integridade. Esse posicionamento fortalece a nossa liderança de mercado e é norteador das decisões estratégicas tomadas pela White Martins. Além do cumprimento de todas as leis e regulamentos aplicáveis, mantemos um conjunto de Políticas de Conformidade. O objetivo é evitar que funcionários e terceiros tomem decisões de acordo com a lei e as normas de conduta da empresa.

Fundamentos do Programa de Conformidade

Em alinhamento com as diretrizes da Praxair, controladora da White Martins, promovemos um conjunto de práticas e procedimento que consideram as melhores práticas de compliance.

  • Treinamos e capacitamos nossos funcionários nos Padrões e procedimentos de conformidade;

  • Desenvolvemos programas de monitoramento, controles internos e auditoria para detectar a conduta ilegal e o descumprimento das normas;

  • Mantemos um sistema de reporte no qual violações ou suspeitas de violação devem ser reportadas inclusive anonimamente e cada denúncia recebida é rigorosamente investigada;

  • Violações aos padrões de integridade corporativa são punidas;

  • Adotamos uma cultura de prevenção para mitigação de riscos;

  • A contratação de funcionários públicos, ex-funcionários da Administração Pública ou pessoas com vínculos familiares ou afetivos aos mesmos não é condicionada à política própria, sendo porém necessário obter aprovação expressa das áreas de Recursos Humanos e do Compliance Champion regional;

  • Com o objetivo de evitar qualquer prática ilícita, a contratação de prestadores de serviço que tenham interação com autoridades públicas é feita apenas mediante análise e aprovação prévia após concluído o processo de due diligence.

Conflito de interesses

Todo funcionário deve evitar qualquer interesse pessoal, financeiro ou familiar que possa resultar em conflito de interesses com suas atividades profissionais. Até mesmo a aparência de conflitos de interesses deve ser evitada. Recomenda-se, portanto, que os colaboradores sejam cuidadosos com relacionamentos dentro e fora do trabalho. É completamente proibido que o funcionário utilize seu cargo na empresa para obter qualquer tipo de pagamento direto ou indireto, ou vantagem que, de outro modo, não estaria ao seu dispor ou de familiares.

Integridade financeira

Livros, sistemas e registros contábeis são mantidos de acordo com as normas e padrões previstos em lei para refletir de maneira justa as transações realizadas bem como os nossos verdadeiros ativos.