Ações de Desenvolvimento

CULTURA DE DIVERSIDADE

Iniciativas para reforçar a cultura de valorização das diferenças

Respeitar as diferenças e reconhecer a importância da diversidade e inclusão é responsabilidade de todos. Mas, independentemente do comprometimento individual, nós, da White Martins, entendemos a necessidade de fomentar uma cultura aberta ao novo e à diferença. Por isso, as ações de desenvolvimento em prol da diversidade integram a nossa Política de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.

Os programas internos para estimular a cultura de diversidade contemplam ações para todos os colaboradores, incluindo os novos funcionários e estagiários aos executivos da alta gestão. Há iniciativas de planejamento de carreira, coaching e mentoring com foco em formação de novas lideranças. Temos o compromisso em formar um banco de talentos diversos e entendemos que a nossa empresa deve refletir a realidade multicultural sul-americana. 

Por meio de atividades presenciais e virtuais, com capacitações via e-learning específicas sobre diversidade, estimulamos a reflexão. Desta forma, cada pessoa pode entender o quanto está disposta a mudar de comportamento e superar barreiras. As consequências são a melhoria do clima organizacional e do relacionamento entre os colaboradores.

Um outro exemplo é o nosso Grupo de Valorização da Diversidade (GVD), formado por 24 funcionários, engajados em questões de gênero, raça, pessoas com deficiência e LGBT, além de abordar a inclusão no ambiente corporativo. Com reuniões periódicas, o grupo identifica oportunidades de ações internas e também recebe visita de consultores externos para estimular as discussões e desenvolver os colaboradores do grupo no tema. As propostas formuladas pelo grupo são avaliadas pelo Conselho de Diversidade da América do Sul, formado pelo presidente e por diretores executivos da empresa.

A reflexão contínua é necessária, sobretudo, para identificar o viés inconsciente presente em práticas diárias. Isso evita que decisões sejam tomadas baseadas no conjunto de estereótipos sociais e culturais, às vezes sutis, sobre diferentes grupos. Enxergamos cada pessoa sem preconceitos e pré-julgamentos de gênero, raça ou qualquer outra característica. Desta forma, minimizamos barreiras à diversidade e à inclusão, garantindo mais inovação e resultados à White Martins.