White Martins economiza mais de 56 milhões de litros de água no último ano

White Martins economiza mais de 56 milhões de litros de água no último ano

21 março 2019

A White Martins implementou em suas fábricas um plano de gerenciamento de recursos hídricos, com o intuito de diminuir o uso de água na produção e manutenção das unidades. E, no último ano, a empresa alcançou uma economia de 56,3 milhões de litros nas dez plantas monitoradas no Brasil, o que representa uma redução de 2,26% no consumo de água em comparação com o ano anterior.

Esse valor é ainda mais significativo quando analisamos as plantas da América do Sul. Somadas, elas representam uma economia de mais de 167 milhões de litros de água, o que daria para encher 67 piscinas olímpicas.

O sistema de reaproveitamento foi implantado há três anos nas unidades com maior demanda e as localizadas em regiões em que a escassez de água é maior. As plantas reutilizam, por exemplo, água da chuva e volumes provenientes de processos de condensação, que são direcionados para reaproveitamento na torre de refrigeração ou em outras etapas da operação, como limpeza e refrigeração de equipamentos. Outras ações também foram implantadas nas fábricas com o objetivo de manutenção e economia de água, como a verificação e o reparo de vazamentos.

Para 2019, a expectativa é seguir com a otimização dos processos com foco no uso eficiente de água. “Nosso objetivo é aproveitar todas as oportunidades de reduzir perdas e aumentar o reaproveitamento deste recurso tão valioso para todas as plantas de alto consumo da América do Sul e que estejam localizadas em região com alto e médio estresse hídrico”, explica Marcos Gonzalez, diretor de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade da White Martins.

A planta que lidera os indicadores é a Usina Cabo (PE), que alcançou uma economia de 15,8%, cerca de 31.677 milhões de litros; seguida da Usina Jacareí (SP) com redução de 7,2% em comparação ao ano passado, o que representa 26.320 milhões de litros de água economizados. Além da redução do consumo de água, estas usinas conseguiram otimizar o consumo em relação à produção e ao uso de eletricidade, mostrando o crescimento da produtividade sustentável nas operações da companhia.

In Press Porter Novelli - Assessoria de Comunicação
Media Contact:
Juliana Dangelo

Email: juliana.dangelo@inpresspni.com.br

Telefone: (21) 3723-8142

Media Contact:
Daniela Melina

Email: daniela.melina@inpresspni.com.br

Telefone: (21) 3723-8114