White Martins apresenta na FISPAL 2018 soluções que prometem revolucionar o setor de alimentos

White Martins apresenta na FISPAL 2018 soluções que prometem revolucionar o setor de alimentos

18 junho 2018

A White Martins, líder no mercado de gases industriais e medicinais na América do Sul, lança na Fispal Tecnologia - Feira Internacional de Tecnologia para indústria de Alimentos e Bebidas, equipamentos e aplicações que prometem ampliar a capacidade de produção dos fabricantes de alimentos e reduzir os custos de produção.

Em panificação, a White Martins traz um sistema de resfriamento de farinha inédito no Brasil. Atualmente, são utilizados água e gelo para alcançar a temperatura ideal da massa, uma etapa crucial na fabricação de pães e biscoitos. A tecnologia apresentada pela White Martins, com aplicação do nitrogênio para resfriamento, melhora a qualidade dos produtos, elimina o risco de contaminação, é mais ecológica e ainda traz uma economia nos custos de produção de até 50%.

Para congelamento de alimentos, a empresa apresenta gabinetes e túneis de congelamento criogênico. Ideal para frigoríficos abatedouros e produtores de frutos do mar (como lagosta e camarão), a tecnologia aplicada neste equipamento traz temperaturas extremamente baixas e evita a alteração na estrutura celular do alimento quando congelado. Entre as vantagens, está a manutenção da cor, do sabor e da textura dos alimentos. O gerente de desenvolvimento de aplicações da White Martins, José Octávio Guimarães, explica que o congelamento mecânico, que ainda é utilizado pelo setor, desidrata o alimento em até 6%. “Isso causa a perda de aroma e textura. Já no congelamento criogênico, essa desidratação não chega a 0,25% e, por isso, o sabor do produto é mantido. A qualidade é incomparável”, confirma.

Outro destaque é o túnel de congelamento em espiral. Com tecnologia desenvolvida pela Praxair, controladora da White Martins, esse equipamento é capaz de fabricar, por exemplo, mais de dois mil quilos de hambúrgueres por hora. Por ser mais rápido, garante uma redução nos gastos de energia elétrica de aproximadamente 15%. Outra vantagem é a otimização de espaço, pois são modelos mais compactos, na vertical.

O portfólio de soluções da White Martins para o setor de alimentos conta com equipamentos adequados para as necessidades de cada produto. Com capacidade de congelamento a partir de 100 quilos por hora, os equipamentos são modulares e dimensionados para atender as demandas imediatas dos clientes. Eles podem ser utilizados para congelamento de hambúrgueres, almôndegas, frutos do mar, pães, legumes processados, produtos empanados etc. O consultor de aplicações de alimentos e bebidas da White Martins, Aristides Oliveira, acrescenta: “Além de projetar e fabricar os produtos com tecnologia de ponta, a White Martins disponibiliza a assistência técnica destes equipamentos e consultoria especializada para que os clientes possam tornar seus processos mais produtivos e seguros”.

Durante a Fispal 2018, a White Martins ainda apresentará outras inovações para a indústria de alimentos em seu estande. Acompanhe os lançamentos aqui em nosso site ou no Linkedin, em bit.ly/linkedinwm.

In Press Porter Novelli - Assessoria de Comunicação
Media Contact:
Daniela Melina

Email: daniela.melina@inpresspni.com.br

Telefone: (21) 3723-8114

Media Contact:
Juliana Dangelo

Email: juliana.dangelo@inpresspni.com.br

Telefone: (21) 3723-8142