Inovação e produtividade para o setor de siderurgia e metalurgia na ABM Week 2018

Inovação e produtividade para o setor de siderurgia e metalurgia na ABM Week 2018

28 setembro 2018

A White Martins, líder do setor de gases industriais e medicinais no Brasil, apresenta na 4ª edição da ABM Week projetos inovadores desenvolvidos para o setor de siderurgia e metalurgia. Os trabalhos que serão apresentados trazem melhorias no processo, eficiência na produção, ganhos ambientais, segurança e redução de custo. “Temos uma relação de longa data com este setor e o compromisso de desenvolver sempre as melhores e mais inovadoras soluções para contribuir para o desenvolvimento e melhoria operacional das indústrias siderúrgicas e metalúrgicas. A ABM Week é o maior evento técnico-científico da América Latina neste segmento e uma oportunidade única para a troca de expertise, exposição de tendências e práticas, além de apresentação de estudos e geração de novos negócios”, afirma Pedro Zagury, gerente de Tecnologias e Aplicações da White Martins.

Cases de sucesso que serão apresentados no evento:

Controle do pH da água utilizada no processo de cura da escória em pátio siderúrgico: O processo de cura da escória de alto-forno é determinante para sua posterior utilização. O sucesso desta operação possibilita que seja feita um controle volumétrico da estrutura e uma confiabilidade maior da operação como um todo. O objetivo deste trabalho é mostrar as vantagens da utilização do CO2 no processo de correção do pH da água, em substituição aos ácidos minerais usualmente utilizados durante o processo de cura. Por ser um produto de fácil controle de dosagem e de armazenamento, o dióxido de carbono traz mais segurança à operação e, dependendo da quantidade utilizada, pode gerar também redução de custo. Além disso, esta é uma solução mais sustentável e ambientalmente correta, já que, a água, após ser tratada, poderá ser reutilizada ou descartada sem poluir o meio ambiente. João Paulo Silva, gerente de Aplicações e Processos da White Martins, será responsável pela apresentação em 04 de outubro, às 11h05, na sala 6.

Queimador oxicombustível Optifire Fluidic Burner para chamas multidirecionais: A tecnologia que será apresentada produz uma chama concentrada, direcional e com alta potência. Pioneira no Brasil, a técnica traz benefícios como ganho de produtividade, melhor eficiência energética, redução do custo e do consumo de energia elétrica e a diminuição do power on e do power off das corridas. Seu diferencial está na direção da chama que pode ser modificada sem qualquer movimento físico do queimador e sem partes móveis. O case será apresentado pelo engenheiro químico Vitor Hugo Zanotelli, gerente de Aplicações e Processos da White Martins, no dia 03 de outubro de 2018, às 09h50, sala 06.

Sistema de análise de imagem para controle de combustão: As perdas de energia e as emissões de gases são um desafio para as fundições de alumínio secundário. Com o sistema de análise de imagem OPTIVIEW da Praxair, é possível automatizar o controle de combustão nos fornos rotativos basculantes de alumínio (TRFs).
Com o monitoramento de chama em tempo real, o sistema minimiza a ocorrência de alta concentração de Monóxido de Carbono (CO), pois detecta a presença deste gás entre os gases da chaminé e injeta, se necessário, oxigênio, para assim evitar a emissão de CO no ambiente. Este mesmo sistema pode ser usado em outros tipos de fornos como, por exemplo, forno a arco elétrico (EAF). O trabalho será apresentado por Tiago Costa, gerente de Aplicações e Processos da White Martins, no dia 3, às 11h30, na sala 11.

Estudo para aumento de enriquecimento de oxigênio em processos siderúrgicos: O objetivo dessa palestra é demonstrar padrões e ferramentas disponíveis para avaliar a melhor forma de aplicação do oxigênio, garantindo segurança e eficiência aos processos siderúrgicos. O estudo irá mostrar que através de simulações em ambiente digital é possível avaliar parâmetros de velocidade e concentração do oxigênio ao longo de trechos críticos de tubulação e garantir a segurança na operação, produtividade e redução de custos operacionais. Pablo Gama, gerente de Aplicações e Processos da White Martins, apresentará o case, às 09h50 do dia 04 de outubro, na sala 6.

Sistemas de aquecimento de panelas Oxicombustão: Ao aplicar oxigênio puro no processo de combustão dos aquecedores de panelas, este sistema pode reduzir em até 50% o consumo de combustível. Outros benefícios também podem ser observados, como reduções nas perdas de temperatura do aço líquido transportado nas panelas, aumento da vida útil dos refratários das panelas e melhor encharque do revestimento. Seus queimadores - com design próprio da White Martins - permitem maior homogeneidade do aquecimento. Esse processo segue os mais rígidos padrões internacionais de segurança, sem gerar qualquer impacto para a integridade das panelas e seus revestimentos. Enderson Gomes, gerente de Aplicações e Processos, apresentará o case às 15h40h, dia 03 de outubro, na área de exposição, Piso Térreo (Pôster).

In Press Porter Novelli - Assessoria de Comunicação
Investor Relations Contact:
Juliana Dangelo

Email: juliana.dangelo@inpresspni.com.br

Telefone: (21) 3723-8142

Investor Relations Contact:
Daniela Melina

Email: daniela.melina@inpresspni.com.br

Telefone: (21) 3723-8114