Promoção da igualdade de gênero é um dos pilares da estratégia de Gestão de Pessoas da White Martins

Promoção da igualdade de gênero é um dos pilares da estratégia de Gestão de Pessoas da White Martins

10 janeiro 2017

A promoção da igualdade de gênero é um dos pilares da estratégia de Gestão de Pessoas da White Martins. A empresa realiza diversas ações, desde 2010, com foco em diretrizes de diversidade: como capacitação de executivos, treinamentos de Liderança Inclusiva e fóruns sobre mercado de trabalho. Entre os objetivos está a evolução constante de uma cultura organizacional e profissional destinada ao desenvolvimento das carreiras de seu público feminino, que representa atualmente 22% do corpo executivo e operacional da companhia.

Na White Martins, a gravidez, por exemplo, não é encarada como um obstáculo para a ascensão hierárquica das funcionárias. Desde 2015, a companhia contabiliza 11 promoções durante a gestação ou imediatamente após o período de licença-maternidade. Deste total, quatro colaboradoras alcançaram cargos de liderança.

Roberta Cabral é gerente de Desenvolvimento e Diversidade da White Martins desde julho de 2016. Recebeu duas promoções, em um período de três anos, após suas licenças maternidades, em 2012 e 2014. Ela iniciou sua carreira na empresa, em janeiro de 2010, como analista de Recursos Humanos e alcançou os cargos de supervisora de Talentos e de gerente de Treinamento e Desenvolvimento, respectivamente, em 2013 e 2015.

Cabral considera que durante a gravidez nunca deixou de ser participativa, proativa, planejada e presente. “Acredito que esta postura foi fundamental para que minhas lideranças percebessem meu desejo de participar dos novos desafios da companhia. Jamais fui excluída de qualquer processo e sempre estive presente em reuniões, fóruns e encontros”, analisa.

A companhia organizou, em 2016, palestras de Empoderamento Feminino, que contaram com a participação de mais de 100 colaboradoras, em suas unidades em todo Brasil. O conteúdo do fórum, entre outros temas, apresenta como as funcionárias devem se preparar, diante de diferentes cenários, para planejar suas carreiras e enfrentar obstáculos. “Acreditamos que o período de gravidez possa ser frutífero para ampliar a expertise da profissional e ainda proporcionar um ambiente de negócios mais inovador e competitivo”, avalia Cristina Fernandes, diretora de Talentos e Comunicação da White Martins.

Outra ação foi concluir, no segundo semestre de 2016, o primeiro ambiente exclusivo da companhia para amamentação no Brasil. No local, instalado em sua sede no Rio de Janeiro, as funcionárias lactantes podem coletar e armazenar leite ou amamentar seus bebês. A infraestrutura inclui geladeira, ar condicionado para garantir correta climatização, cadeiras para amamentação e espaço para higienização. A construção de espaços similares em outras unidades será analisada em 2017.

Conheça mais ações de Diversidade e Inclusão publicadas no último Relatório de Sustentabilidade da White Martins

In Press Porter Novelli - Assessoria de Comunicação
Media Contact:
Daniela Melina

Email: daniela.melina@inpresspni.com.br

Telefone: (21) 3723-8114

Media Contact:
Rodrigo Dutra

Email: rodrigo.dutra@inpresspni.com.br

Telefone: (21) 3723-8136