A voz feminina e o desenvolvimento profissional

A voz feminina e o desenvolvimento profissional

10 março 2017

A voz e a consciência devem estar em perfeita sintonia para as colaboradoras que desejam desenvolver suas carreiras, analisa a Dra. Mara Behlau, fonoaudióloga e professora de negócios para relações interpessoais do Insper. “As três últimas décadas mudaram a dinâmica de comunicação nas grandes corporações, em paralelo com o empoderamento feminino. Não temos tempo para longas conversas ou reuniões. O crescimento profissional das mulheres está diretamente relacionado ao foco na assertividade da mensagem e no entendimento pelo ouvinte”, comenta.

Diante deste cenário, o autoconhecimento é essencial para que a funcionária organize o timing, o conteúdo e o impacto do seu discurso. “Ela pode verificar se há clareza e objetividade por diferentes modos, como a produção de um vídeo ou o feedback de um colega no escritório”, indica. A Dra. Mara, que é diretora do Centro de Estudos de Voz (CEV) e treinou mais de 500 executivos em escala global, reforça que a naturalidade e a autoestima feminina ampliam o potencial de compreensão pelo interceptor. “Exercícios para leitura, entonação e controle da velocidade da dicção também são ferramentas úteis”, avalia.

Estes comentários estiveram presentes na palestra “Posicionamento para Comunicação de Sucesso”, que foi apresentada pela Dra. Mara Behlau na White Martins no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.

“O evento foi aberto para que colaboradores - homens e mulheres - da empresa pudessem refletir sobre a igualdade de gênero como uma realidade institucional. Procuramos motivar interação para inovar, construir novos pontos de vista e fortalecer os negócios”, diz Roberta Cabral, gerente de desenvolvimento & diversidade da companhia.

In Press Porter Novelli - Assessoria de Comunicação
Media Contact:
Daniela Melina

Email: daniela.melina@inpresspni.com.br

Telefone: (21) 3723-8114

Media Contact:
Rodrigo Dutra

Email: rodrigo.dutra@inpresspni.com.br

Telefone: (21) 3723-8136