Craque do Amanhã utiliza o futebol de três tempos para inclusão social de jovens

Craque do Amanhã utiliza o “futebol de três tempos” para inclusão social de jovens

14 janeiro 2016

De segunda a quinta, 140 jovens – entre 9 e 17 anos - participam do Craque do Amanhã, projeto apoiado pela White Martins, em quatro equipes de treinamento no campo de várzea do Grêmio Esportivo Espada de Ouro, localizado em Osasco (SP). Deste total, 22 deles são deficientes físicos e intelectuais. Todos se aquecem conjuntamente – com troca de passes, por exemplo – e jogam o “futebol de três tempos”, uma metodologia cuja dinâmica contempla regras estabelecidas pelos próprios adolescentes.

“Em um dia, decidimos que somente as meninas deveriam fazer gols. Os garotos trabalharam em equipe com elas para que este objetivo se concretizasse. É uma forma de criarmos união, mostrarmos como é importante o trabalho em conjunto, bem como reforçamos a relevância da educação, da responsabilidade e da disciplina”, comenta Beatriz Faia, gerente de projetos do CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável). A ONG, uma das mais premiadas e reconhecidas do país, realiza a organização, o planejamento, a execução, o monitoramento e a avaliação das ações deste projeto.

Neste método, os professores não interferem durante a partida. Ao final de cada jogo, é realizada uma avaliação conjunta e são distribuídos cartões: o verde significa bom desempenho e vale 5 pontos; o amarelo mostra que ocorreu alguma infração e conta 3 pontos; e o vermelho representa um alerta para a necessidade de melhoria nos próximos jogos – como evitar faltas ou discussões - e não dá pontos para o time.

“Apoiamos o Craque do Amanhã por sua proposta estar alinhada com nossa política de sustentabilidade e diversidade. Sua metodologia inovadora para inclusão social de jovens com deficiência tem total sinergia com os valores da White Martins. Somos pioneiros na contratação deles desde os anos 70. Eles nos auxiliam a ter uma visão mais ampla da relevância da inclusão social em nosso DNA corporativo e contribuem fortemente para sermos inovadores e assertivos no planejamento de suas carreiras”, comenta Carolina Werneck, gerente de Sustentabilidade e Diversidade da White Martins.

Clique aqui e conheça mais sobre iniciativas que apoiamos

In Press Porter Novelli - Assessoria de Comunicação
Media Contact:
Daniela Melina

Email: daniela.melina@inpresspni.com.br

Telefone: (21) 3723-8114

Media Contact:
Rodrigo Dutra

Email: rodrigo.dutra@inpresspni.com.br

Telefone: (21) 3723-8136